SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
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A prática da química, seja a nível profissional ou de aprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuízos de ordem humana ou material. Os acidentes podem, se tomadas as devidas precauções serem evitados, ou, ao menos terem suas conseqüências minimizadas.
A seguir estão relacionadas algumas regras de segurança que você deverá colocar em prática para sua segurança e de seus colegas:
† Use sempre o jaleco de mangas compridas, na altura dos joelhos e fechado;
† Use calçados fechados de couro ou similar;
† Não use, se possível, relógios, pulseiras, anéis ou qualquer ornamento durante o trabalho no laboratório;
† Não beba e não coma no laboratório;
† Nunca use material de laboratório para beber ou comer;
† É proibido fumar no laboratório ou em qualquer outro lugar que possa por em risco a segurança ou saúde das pessoas;
† Caminhe com atenção e nunca corra no laboratório;
† Nunca teste amostras ou reagentes pelo sabor e os odores devem ser verificados com muito cuidado;
† Não leve a mão à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos;
† Aventais de laboratório, luvas, óculos de proteção ou outras vestimentas não devem ser usados fora do laboratório;
† Em caso de acidentes, mantenha a calma e chame o professor responsável;
† Objetos pessoais como bolsas, blusas, etc, devem ser guardados de preferência em áreas externas aos laboratórios;
† Brincadeiras são absolutamente proibidas nos laboratórios;
† Use a capela sempre que trabalhar com solventes voláteis, tóxicos e reações perigosas, explosivas ou tóxicas;
† As substâncias inflamáveis devem ser manipuladas em locais distantes de fontes de aquecimentos;
† Lentes de contato não devem ser usadas em laboratórios, pois podem absorver produtos químicos e causar lesões nos olhos;
† Óculos protetores de segurança são requeridos durante todo o período de trabalho no laboratório;
† Ao final de cada aula, as vidrarias utilizadas durante o trabalho de laboratório devem ser esvaziadas nos frascos de descarte e enxaguadas com água antes de serem enviadas para limpeza;
† Vidrarias trincadas, lascadas ou quebradas devem ser descartadas e o professor ou responsável deve ser avisado;
† Antes de manipular qualquer reagente deve-se ter conhecimento de suas características com relação à toxicidade, inflamabilidade e explosividade;
† Deve-se tomar cuidados especiais quando manipular substâncias com potencial carcinogênico;
† Todo acidente com reagentes deve ser limpo imediatamente protegendo-se se necessário. No caso de ácidos e bases devem ser neutralizados antes da limpeza;
† Siga corretamente o roteiro de aula e não improvise, pois improvisações podem causar acidentes, use sempre materiais e equipamentos adequados;
† Todas as substâncias são tóxicas, dependendo de sua concentração. Nunca confie no aspecto de uma droga, deve-se conhecer suas propriedades para manipulá-la;
† Receber visitas apenas fora do laboratório, pois elas não conhecem as normas de segurança e não estão adequadamente vestidas.
Essas são algumas regras gerais que devemos seguir durante um trabalho no Laboratório. Durante o curso, em cada experimento serão relacionadas outras mais específicas, inclusive sobre os reagentes a serem manipulados.
INFORMAÇÕES
Estrutura do Relatório de Laboratório
Geral: Pode ser digitado, mas preferencialmente escrito a mão. As tabelas, imagens e gráficos precisam vir com legendas enumeradas.
1. Capa: A capa deve conter o nome da Instituição de Ensino, Título(s) do(s) experimento(s), Disciplina, Professor, Sala, Nome da Aula, Data, Nome completo dos autores e Número da chamada. (é a primeira página do trabalho – modelo abaixo)
2. Objetivo: Qual é o intuito da experiência, destacando a sua importância para o trabalho experimental em Química. (no máximo 5 linhas)
3. Conceitos Enfocados na Experiência: Todos os conteúdos que foram aplicados na experiência. Por exemplo, Fenômeno físico e Químico, Substância.
4. Introdução: Resumo do conteúdo principal, uma breve descrição do contexto teórico abordado pela prática. (no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas)
5. Parte Experimental: Não devem constar quaisquer observações experimentais, pois as mesmas fazem parte dos resultados e discussão. Use o tempo verbal de maneira apropriada e impessoal (determinou-se, transferiu-se, coletou-se). -Material Utilizado: Descrever quais foram os equipamentos, reagentes e materiais utilizados para a realização da aula.
-Procedimento Experimental: Descrever detalhadamente os passos, incluindo as modificações que tenham sido feitas no decorrer do experimento em relação ao procedimento originalmente exposto, apresentar as medidas realizadas, os cálculos necessários e quando necessário as tabelas solicitadas nos roteiros de aula. Apresentar nesse item um esquema (desenho) da montagem experimental em funcionamento.
6. Resultados e discussão: Esta é a parte mais importante do relatório e descreve os principais resultados obtidos na prática. Neste item são apresentados os resultados de forma objetiva e lógica, acompanhados de uma análise crítica dos mesmos, com base dos conceitos químicos envolvidos. Devem-se incluir com clareza todos os cálculos efetuados e os resultados obtidos podem ser apresentados na forma de tabelas ou gráficos. Compare os resultados obtidos com o que era esperado com base na teoria (descrição na Introdução) e explique.
-Observação Macroscópica: Detalhar as transformações observadas a olho nu ou pelo microscópio.
-Interpretações Microscópicas: Detalhar quimicamente o que acontece para produzir as observações macroscópicas.
7. Conclusão: Síntese pessoal (do grupo) sobre as conclusões alcançadas com o trabalho. Enumerar os resultados mais significativos, não explicá-los, pois a discussão já ocorreu no item anterior. As principais conclusões evidenciadas pelo experimento.
8. Questionário: Resolução das perguntas do Livro de práticas que se encontra ao fim de cada experiência.
9. Referências Bibliográficas: Apresentar os livros e sites consultados.
Seguindo as regras da ABNT, Conforme modelos abaixo:
- RUSSELL, J. B. , Química Geral, Ed. Makron Books, São Paulo,1994.
- MAHAN, B. M. e MYERS, R. J., Química Um Curso Universitário, Ed. Edgard Blucha, São Paulo, 4ª Edição, 1993.
- http://www.qmc.com.br (acessado no dia 10/08/2010)
Na correção de cada relatório será considerada a distribuição de nota apresentada a seguir:
DISTRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO DO RELATÓRIO
Seção Aspectos Avaliados Pontuação
Apresentação Estética na apresentação do relatório 5,0%
Capa Com todas as informações importantes 2,5%
Objetivo Expresso de forma clara 2,5%
Conceitos Todos conteúdos devem ser citados 2,5%
Introdução Fundamentação teórica de todos os assuntos 15,0%
envolvidos na prática
Parte 1) Lista completa de materiais e reagentes 20,0%
Experimental Utilizados na prática
2) Texto compreensivo ao trabalho desenvolvido
De modo que possa ser reproduzido por alguém
Que leia a descrição
Resultados e Apresentação de texto explicativo 20,0%
Discussão precedendo a apresentação dos resultados
Experimentais, que, quando pertinentes, deve
ser apresentado na forma de tabelas e gráficos
Conclusão Expresso de forma clara, opinião do grupo 20,0%
Questionário Respondido corretamente 10,0%
Referências Conforme explicitado no roteiro do relatório 2,5%
Será considerado motivo para perda de pontuação: texto em seção inapropriada, erro gramatical, colocação incorreta de identificação de tabelas e figuras, apresentação de medidas sem a respectiva unidade, utilização inadequada de algarismos significativos.
Modelo Padrão de Relatório
Prof Mauro Ribeiro Alves
CVO – Objetivo
Laboratório de Química
EXPERIMENTO
Titulo do Experimento
Nome dos alunos e número da chamada
Ano e Turma
Nome do Professor
Luziânia, ___ de _________________ 20___.
1° Ano Prof Mauro
Reação de neutralização
Materias
Solução diluída de hidróxido de sódio (NaOH);
Solução diluída de ácido clorídrico (HCl);
Água;
Bureta;
Dois erlenmeyer.
Procedimentos
1 – Coloque em um erlenmeyer aproximadamente 10 mL da solução de hidróxido de sódio e algumas gotas de fenolftaleína. A solução ficará com uma coloração levemente rosa.
2 – Com o auxílio da bureta acrescente lentamente o ácido na solução base até que esta mude de cor.
3 – Coloque algumas gotas da solução I.
Relatório
1 – Quais foram os materiais e os reagentes utilizados no experimento?
2 – Descreva como foi feito o experimento.
3 – O que você observou?
4 – Ocorreu uma reação química?
2° ano Prof Mauro
A desidratação de Açúcar com ácido sulfúrico
Materiais
• 70 gramas de açúcar granulado, C12H22O11
• 70 mL de concentrado (18 M) de ácido sulfúrico, H2SO4
• Copo 300 ml de forma alta
• As toalhas de papel
• Proveta graduada de 100 mL
Cuidado
O ácido sulfúrico é muito forte e é extremamente corrosivo para a pele. Usar luvas, jaleco e óculos de segurança. Durante a reação, o vapor é gerado é quente. Afastem-se do copo para reduzir a quantidade de contato com esses vapores para se proteger.
Procedimento
Espalhe algumas toalhas de papel na mesa.
Coloque o açúcar em copo de 300 mL.
Adiciona 70 mL de ácido sulfúrico para o açúcar e mexa por alguns instantes.
Aguardar a reação começar e crescer a coluna.
Descrição
Em cerca de 30 segundos após o ácido ser adicionado ao açúcar, uma coluna de fumo negro cresce acima do copo. Existem vapores e o cheiro de açúcar queimado.
Conceito
O ácido sulfúrico é um ácido forte e tem uma forte afinidade pela água.
Relatório
1 - Qual a equação balanceada para a reação?
2 - O que você observou?
3 – Ocorreu uma reação química?
Gostaria que vc’s levassem para a nossa aula um par de luvas, cada aluno.
3° ano Prof Mauro
Teor de ácido acetilsalicílico em comprimidos
Esta experiência tem como objetivo determinar o teor, em massa, de ácido acetilsalicílico no comprimido de analgésico como AAS®.
MATERIAL E REAGENTES
• erlenmeyer de 125 mL
• bureta
• funil
• comprimido de AAS®.
• Solução de hidróxido de sódio 0,10 mol/L padronizada
• Etanol
• Água
• Solução alcoólica de fenolftaleína*
CUIDADOS
Evite o contato da solução de NaOH com a sua pele. Caso isto ocorra, lave a região afetada com muita água.
PROCEDIMENTO
Pese o comprimido do analgésico (não esqueça de anotar a massa obtida) e, a seguir, coloque-o no erlenmeyer. Após adicionar cerca de 20 mL de água ao erlenmeyer, agite a mistura até que o comprimido se desmanche (se necessário, quebre o comprimido com um bastão ou colher). Em seguida adicione cerca de 20 mL de etanol ao erlenmeyer e agite para que a mistura seja total. Adicione 3 a 5 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína.
Encha a bureta com a solução de hidróxido de sódio padronizada e, a seguir, titule a solução no erlenmeyer. Para isto, adicione lentamente a solução da bureta àquela no erlenmeyer até o aparecimento de uma coloração rosada que persista por pelo menos 1 minuto. Anote o volume da solução de hidróxido de sódio gasto para neutralizar o ácido acetilsalicílico contido na solução no erlenmeyer. Então, calcule o teor em massa do ácido acetilsalicílico no comprimido.
DISCUSSÃO
Uma titulação ácido-base está baseada na reação de neutralização:
H+(aq) + OH-(aq) H2O(l)
Por isto, às vezes, ela é denominada de volumetria de neutralização.
Assim, através de uma solução alcalina de concentração exatamente conhecida (solução padronizada) pode-se determinar a concentração de soluções ácidas e vice-versa. Conseqüentemente, a volumetria de neutralização pode ser dividida em alcalimetria e acidimetria.
Compare o valor obtido com aquele indicado na embalagem do comprimido analgésico analisado.
QUESTÕES
1 – Qual a porcentagem em massa de ácido acetilsalicílico no comprimido analisado?
2 – Se a adição da solução de NaOH levar a uma solução final de cor rosa forte, o que isto influirá no resultado final da análise?
3-- Por que se usa uma mistura água/etanol na dissolução do ácido acetilsalicílico
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