quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Questões para o Provão

2° Ano

01- (ENEM – 2006) Para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro, matéria-prima para a produção de combustível nuclear, é necessário extrair-se e tratar-se 1,0 tonelada de minério. O volume do urânio obtido equivale a 132,74 cm3. Dados 1 centímetro cúbico e igual a 1 mL e a massa molar do urânio = 235 g/mol
Resp:
48,08 mol/L
02- (ENEM – 2009.A) Os exageros do final de semana podem levar o individuo a um quadro de azia. A azia pode ser descrita como uma sensação de queimação no esôfago, provocada pelo desbalanceamento do pH estomacal (excesso de ácido clorídrico). Um dos antiácidos comumente empregados no combate à azia é leite de magnésia. O leite de magnésia possui 64,8g de hidróxido de magnésio [Mg(OH)2] por litro da solução. Sendo ingerido 9 mL pergunta-se: Dados: Massas molares (em g/mol): Mg = 24,3; O = 16; H = 1.
Calcule:

a) quantidade de matéria
Resp: 1,11 mol

b) concentração em quantidade de matéria
Resp: 123,5 mol/L

03- (ENEM – 2009.V) Nas últimas décadas, o efeito estufa tem-se intensificado de maneira preocupante,
sendo esse efeito muitas vezes atribuído à intensa liberação de CO2 durante a queima de combustíveis
fósseis para geração de energia. O quadro traz as entalpias-padrão de combustão a 25 ºC (_H) do
metano, do butano e do octano.
Composto Fórmula molecular Massa molar (g/mol) Massa ( g )
metano CH4 16 200
butano C4H10 58 655
octano C8H18 114 890
À medida que aumenta a consciência sobre os impactos ambientais relacionados ao uso da energia,cresce a importância de se criar políticas de incentivo ao uso de combustíveis mais eficientes. Nessesentido considerando-se que o metano, o butano e o octano sejam representativos do gás natural, do gás liquefeito de petróleo (GLP) e da gasolina, respectivamente, então, a partir dos dados fornecidos, considere que são gastos, em média, 3L de gás por dia,para cada carro, 2,5 L para cada casa e 16 L de gasolina para cada carro por dia.
Calcule a Concentração em quantidade de matéria (Molaridade) de cada um dos combustíveis.

Resp:
Metano 4,17 mol/L
Butano 4,5 mol/L
Octano 0,49 mol/L


04- (ENEM – 2010) Todos os organismos necessitam de água e grande parte deles vive em rios, lagos e oceanos. Os processos biológicos, como respiração e fotossíntese, exercem profunda influência na química das águas naturais em todo planeta. O oxigênio é ator dominante na química e na bioquímica da eletrosfera. Devido a sua baixa solubilidade em água (9,0 mg/L a 20ºC) a disponibilidade de oxigênio nos ecossistemas aquáticos estabelece o limite entre a vida aeróbica e anaeróbica. Nesse contexto, um parâmetro chamado Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) foi definido para medir a quantidade de matéria orgânica presente em um sistema hídrico. A DBO corresponde à massa de O2 em miligramas necessária para realizar a oxidação total do carbono orgânico em um litro de água.
Dados: massas molares em g/mol: C = 12; H = 1; O = 16
Suponha que 10 mg de açúcar (fórmula mínima CH2O e massa molar igual a 30 g/mol) são dissolvidos em um meio litro de água; calcule a quantidade de matéria e a concentração em quantidade de matéria.?

Resp: 3,33 mol , 6,67mol/L

05- 2010) Ao colocar um pouco de açúcar na água e mexer até a obtenção de uma só fase,
prepara-se uma solução. O mesmo acontece ao se adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Uma substância capaz de dissolver o soluto é denominada solvente; por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal e para várias outras substâncias. Suponha que uma pessoa, para adoçar seu cafezinho, tenha utilizado 3,42 g de sacarose (massa molar igual a 342 g/mol) para uma xicara de 50 mL do líquido. Qual a concentração final, em mol/L, de sacarose nesse cafezinho?

Resp: 0,2

são apenas aperitivos.
Divirtam-se e boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário